22 julho 2010

A Saudade que Sinto

Segundo o Dicionário Priberam da Lingua Portuguesa, Saudade tem os seguintes significados:

s. f.
1. Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados.
2. Pesar, mágoa que essa privação nos causa.
3. Bot. Suspiro (planta dipsacácea).
4. Nome dado no Brasil a várias plantas.

saudades
s. f. pl.
5. Lembranças; recordações; cumprimentos.


O que ultimamente sinto quando tenho de me separar dos meus papás (porque vou para o infantário ou para a casa dos avós brincar) não é nenhum suspiro nem recordação, nem sequer uma lembrança grata da pessoa ausente. Não. O que eu sinto é um ruidoso pesar e uma mágoa tão grande, que desato num choro incontrolável e entro numa redoma de tristeza que só a muito custo demora a ser quebrada.

Não sei porque me acontece isto. Nem sempre foi assim, já que me orgulho de ser uma menina independente e senhora do seu nariz. Mas a angustia que se apodera de mim nestas situações é avassaladora e só quero agarrar os papás para eles não se irem embora. Mesmo que eu fique bem entregue ao cuidado de outras pessoas. Mesmo que o periodo de tempo da separação seja curto. Mesmo que o que está do outro lado da barricada seja grande brincadeira e divertimento garantido. Não interessa. Nestes momentos o meu mundo fica muito pequeno, reduzido a mim e à minha mamã/papá. E se eu fico sem um deles, vou estar sozinha. E vou ficar triste. E com o coração inundado de saudade...

Sem comentários:

Enviar um comentário