17 maio 2010

O 1º dia do resto da....

... da minha vida como estudante do ensino escolar obrigatório. Hoje foi entregue e validada a minha inscrição como aluna, no ensino básico, 1º ciclo, 1º ano.

A partir de hoje faço parte do rol de alunos inscritos no ensino escolar público, com todas as suas conhecidas vantagens (caso contrário os papás não me inscreviam, não é?), e também com todas as suas "arestas a limar" (razão pela qual os papás se vão inscrever na Associação de Pais...).

Hoje é o primeiro de muitos dias em que a mamã vai olhar para mim com orgulho (porque vou iniciar um processo de aprendizagem com certeza muito estimulante para mim) e também com alguma aflição contida (escola nova, colegas de turma novos, professora nova, regras novas, rotinas novas, muitos "novo" na equação...).

Hoje é o primeiro de muitos dias em que vou ouvir dos papás: "estás a ficar tão grande! Já vais para a escola nova e vais aprender a ler e escrever, e vais ficar a conhecer tantas coisas diferentes e interessantes!"

Hoje é o primeiro de muitos dias em que os papás vão ouvir-me perguntar: "quando é que vou para a escola nova? quando é que vou aprender a ler? quando é que vou ter uma mochila nova da xxxx? e quando é que vou ter um estojo novo da xxxx? e as canetas novas? e os cadernos novos? e os livros novos?"

Hoje é o primeiro de muitos dias em que os papás vão olhar para mim e realmente assumir que sou mais crescida do que os seus olhos querem ver, que sou mais independente do que a sua vontade quer restringir e que sou mais autónoma do que os seus corações de pais-galinha querem aceitar.

E hoje é o dia em que os papás olham para a maninha mais nova e assumem também que a sua vez há-de chegar (e que não faltará muito tempo para isso...).

Hoje parece que cresci muito, não é?... Mas sosseguem papás, porque esta menina irá ser sempre a Vossa Menina, mesmo quando eu tiver 30 anos e for bem mais alta do que vocês, está bem?

Sem comentários:

Enviar um comentário